Janeiro Roxo

A campanha “Janeiro Roxo” marca o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o estigma e o preconceito vinculados à hanseníase ainda estão presentes nos dias de hoje.

O enfrentamento da hanseníase é feito a partir do diagnóstico precoce, do tratamento oportuno de todos os casos diagnosticados até a alta por cura, além da prevenção de incapacidades físicas e da vigilância dos contatos domiciliares e sociais (pessoas que estejam ou estiveram em contato muito próximo e prolongado com o doente).

“A hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelas unidades de saúde do SUS. Mas, se a doença não for tratada, há riscos de complicações graves. Os pacientes precisam se dirigir aos serviços especializados e seguir as orientações da equipe de saúde para que se obtenha os melhores resultados de tratamento e controle da doença”.

Os sintomas mais comuns são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés; nervos engrossados e doloridos; e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é comemorado no último domingo de janeiro.

A Cruzada dos Militares Espíritas se solidariza com a campanha “Janeiro Roxo” e destaca que o Amor do Divino Mestre Jesus pelos doentes deve inspirar sempre nossa conduta como cristãos e espíritas.

Fontes:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude

Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo – SESA

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui

Deixe um comentário