03 Outubro, Nascimento de Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (3 de outubro de 1804, Lyon, França, 31 de março de 1869, Paris, França), mundialmente conhecido como Allan Kardec, foi o codificador do Espiritismo. Realizou a tarefa missionária de codificar, isto é, apresentar em livros, metódica, didática e logicamente organizados, comentados e explicados, os postulados da Doutrina Espírita.

A partir de 1855, Kardec inicia seus estudos e observações acerca dos fenômenos tidos como sobrenaturais. Entreviu, desde logo, o princípio de novas leis naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Reconheceu, na ação deste último, uma das forças da natureza, cujo conhecimento haveria de lançar luz sobre uma imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance, dos pontos de vista filosófico, religioso e científico.

Suas principais obras sobre esta matéria são: “O Livro dos Espíritos”, que fundamenta o aspecto filosófico da Doutrina Espírita, e cuja primeira edição data de 18 de abril de 1857; “O Livro dos Médiuns”, que trata da questão experimental e científica (1861); “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, concernente à parte religiosa (1864); “O Céu e o Inferno” (1865); “A Gênese” (1868); e a “Revista Espírita” – jornal de estudos psicológicos, periódico mensal, lançado em 1º de janeiro de 1858.

Fonte: Federação Espírita Brasileira

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui

Deixe um comentário