Mensagem Maurícia 017 de 1968

          A Cruzada dos Militares Espíritas, ao ensejo do encerramento da Semana Maurícia, como faz todos os anos, envia uma fraterna mensagem de fé, paz e amor a todos os seus filiados. Para nós que aqui chegamos e irmanamo-nos na mesma corrente, sentimos os mesmos fluídos de luz do Criador, recebendo uma graça pela qual devemos sempre render graças a Deus.

          Nesta Cruzada que reúne homens de sólido raciocínio, do mais seguro conhecimento dos fatos da vida, porque estudiosos da Doutrina, cheios das mais sublimes vivências, encontramos Oficiais das Forças Armadas, Médicos, Engenheiros, Advogados, Farmacêuticos, Dentistas, Veterinários, Civis de comprovada cultura, unidos nos mesmos ideais de fé, tendo como símbolo o escudo do nosso Patrono e Guia espiritual.

          Devemos nos lembrar sempre que o Capitão Maurício, além de tribuno renomado, era um militar valoroso pela coragem e capacidade de cumprimento dos seus deveres e que bem cedo conheceu o caminho da fé e devotou o seu pensamento ao Cristo.

          Se, como militar primava no cumprimento do dever para com os seus superiores, como cristão era exemplar seguidor da doutrina. Seus comandados da famosa Legião Tebana, constituída de homens valentes e aguerridos distinguiam-se pela bravura e segurança no manejo das armas, não havendo entre eles um só que não fosse um verdadeiro Cristão.

          Notabilizou-se a Legião em diversas campanhas no Oriente e, em face dos seus triunfos, foi trazida para a Europa a fim de integrar as tropas sob comando de Maximiano. Às vésperas da grande batalha, determinou o Imperador fossem organizadas grandes festas e oferendas aos deuses, ao que se recusou Maurício e toda a sua tropa a tomar parte em adorações pagãs, traindo a consciência e a fé ao Cristo.

          Diante de tenaz negativa, determinou Maximiano encolerizado fossem sacrificados aos grupos de dez em dez até a total capitulação. Tal era o espírito de convicção desses homens que não cederam ante a ameaça de extermínio. Maximiano deu ordem de completo sacrifício, o que foi feito sem que o Comandante e os seus comandados vacilassem do ponto de vista absolutamente certo.

          Abateram seus escudos, perfilaram-se em formatura de gala e tranquilos e consciente em Deus, receberam o sacrifício. Que esses escudos não usados em felonia, traição e submissão ideológica, sejam o nosso lema, com o qual, cheios da mesma bravura, marchemos à procura de maior entrosamento nesta fé consciente e resoluta que um dia nos colocará diante do nosso amado Mestre Jesus. Que os Cruzados tenham sempre em mente o destemor e a coragem dos Legionários Tebanos e que o nosso Patrono e Guia espiritual nos inspire a erguer bem alto o escudo da espiritualidade em defesa da verdade e do amor ao próximo, como única e poderosa arma de ensinamento e progresso nesta estrada luminosa do Pai e com este amor verdadeiro possamos conduzir a bandeira da Cruzada dos Militares Espíritas do Brasil.

Fim
XV Semana Maurícia
Elaborada pelo Cruzado, Gal. Deusdedit da Costa

Para ver as Mensagens Maurícias anteriores – Clique aqui