Mensagem Maurícia 006 de 1957

          A Quarta Semana Maurícia , que a CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS encerra com as solenidades  desta noite, requer destaque especial por sua projeção no ano em que se comemora  Primeiro Centenário da Codificação da Doutrina Espírita.

          Não é, apenas, como pode parecer a primeira vista, simples coincidência  cronológica o que importa, senão  que, agora, MAURÍCIO E KARDEC entrelaçam  sua destinação espiritual de modo suspicioso, de vez que à luz da Terceira Revelação, há quase três lustros se constitui numa crosta planetária versão nova da coorte do CAPITÃO MAURÍCIO,  com a arregimentação de militares em terras de SANTA CRUZ para a livre divulgação da Doutrina Espírita.

          Todos sabemos da influência política e social dos militares, sobretudo em países novos como o Brasil, Daí podemos ajuízar da importância  que a arregimentação  dos Militares Espíritas possa ter nessa esplêndida volta do Cristianismo  às suas origens, tal qual é a Terceira Revelação, sob o signo evangélico ¨dar a DEUS o que é de DEUS e a CEZAR o que é de CEZAR¨, a luz que iluminou o sacrifício do CAPITÃO MAURÍCIO e de sua coorte. No caso particular das Forças Armadas do Brasil, é certo que se pode confiar em sua atuação no campo espiritual, em razão de sua própria , procedência, essa gente brasileira que do litoral Atlântico até os confins  do Continente sofre e espera por dias melhores, gente boa e generosa, crente e humilde, mesmo quando a adversidade a inclina paro o crime ou a guerra a obriga a pegar as armas contra seus semelhantes, essa gente que, até por instinto, nunca ficou com CEZAR quando devia estar com DEUS.

          Nessa ordem de idéias convinha o parênteses de breve retrospecto. Quando KARDEC foi arrancado da sua modesta condição de discípulo de PESTALOZZI e mestre de estudantes pobres  para o amplo e luminoso palco da Terceira Revelação,  as elites culturais do Ocidente se encontravam hipnotizadas pelo Filosofia Positiva de AUGUSTO COMTE. E esse estado de hipnose cultural crescia à medida que as técnicas da Revolução Industrial invadiram todos os setores da vida planetária.  Tudo seria matéria, só matéria. A própria Igreja, consumida entre dogmas e mistérios, não tivera a força que devera ter em defesa da espiritualidade.

          O método que a Filosofia Positiva preconizava, consistia em não se ocupar senão de fatos e de suas relações, os fatos como fenômenos que se podem verificar pela experiência , pela experiência única dos sentidos. O conhecimento do ser humano deveria reduzir-se à fisiologia, tida a psicologia como impraticável.  Nas relações entre os fatos, cujo estado se considera legítimo, são rejeitadas as de causa e efeito, de meio e fim.

          Durante essa preamar materialista é que os fenômenos físicos, através da produtividade das irmãs FOX, na pequena  cidade americana de HYDHESVILLE, dariam o sinal de partida para as experiências de WILLIAM CROOKS, na INGLATERRA, e de ROCHAS, na FRANÇA, e outras todas passíveis de registro pelos sentidos, e , em seguida, para a generalização do intercâmbio com o mundo invisível por meio das mesas girantes e, acima de tudo, para as pacientes, escrupulosas e por todos os títulos autorizadas pesquisas de ALLAN KARDEC, guiado pelo ESPÍRITO DA VERDADE no supremo esforço de codificação da Doutrina dos Espíritos, da comprovação da imortalidade do espírito e da comunicação dos mortos com os vivos, problemas de todos os tempos, velhos como o próprio mundo.

          De tal conjuntura não escaparia o BRASIL, nem da influência do Positivismo e do Comtismo, nem dos chamentos  da ESPIRITUALIDADE.

          Das figuras mais representativas da segunda metade do século passado e dos começos do atual, quase todas são positivistas do mais puro lavor,  como Silva Jardim e Benjamin Constant, Miguel Lemos e Teixeira Mendes.  A Monarquia seria derrubada pelo positivismo pelo positivismo das elites.  Benjamin Constant à frente dos idealistas de farda faria a República. A nossa Bandeira ficaria com a disposição astronômica de suas estrelas no momento da proclamação da República a 15 de Novembro de 89 e o lema  ¨ Ordem e Progresso ¨, como testemunho da inspiração positivista de nosso regime republicano. Assim, também o seriam os monumentos erigidos ou projetados durante Primeira República.

          A influência positivista atingiria, também, a Escola Militar, através currículos de caráter científico-filosófico cada vez mais acentuado, manipulados por docentes de grande saber e de formação positivista. Em poucas palavras, ser positivista era a maior aspiração dos mestres, em quase todas as cátedras civis e militares, como símbolo de saber e de elevação moral.

          Em contrapartida, por esses mesmos tempos, em muitos lares brasileiros já falavam as pesas girantes; frequentemente os espíritos se manifestavam por meio de efeitos físicos e até de materializações; por toda parte surgiam médiuns em quase todas as províncias da mediunidade. Aos poucos iam os Espíritas patrícios se reunindo em Grupos e Centros de trabalho na Seara do Mestre JESUS. A fundação da Federação Espírita Brasileira em 84 e do Reformador, como seu órgão, em 83, dá-nos idéia, por seu turno, de como reagiu a nossa gente aos chamamentos da ESPIRITUALIDADE.

           Nesse quadro de imensa luminosidade, o meio militar, pela daciliaddesque oferecm sua amplitude geográfica e os laços de fraternidade gerados pelo sentimento de camaradagem, torna-se-ia  meio condutor dos melhores para as novas vibrações emitidas pala Doutrina dos Espíritos, codificada por ALLAN KARDEC. Por longos anos, elementos militares da mais acendrada convicção espírita, trabalharam ombro a ombro com elementos civis afins, do que é o maior dos testemunhos a intensa, brilhante e inesquecível atuação da dupla INÁCIO BITTENCOURT-VIANA DE CARVALHO.

          Encerrando os parênteses retrospectivo que vimos fazendo, cumpre assinalar que há muito a cooperação dos militares espíritas com os espíritas civis passou a ser também coletiva. É que por inspiração do Alto, conforme mensagem psicografada que constitui o preâmbulo de seu Estatuto, fundou-se no RIO DE JANEIRO em 10 de Dezembro de 1944 a CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS,cujos  Núcleos se estendem, hoje, qual imensa rêde magnéticade captação, a muitas de nossas Guarnições.

          Não é, pois, como dizíamos, simples reparo cronológico a coincidência da Quarta Semana MAURÍCIA e do Primeiro Centenário da Codificação da Doutrina Espírita por ALLAN KARDEC. O que importa são as circunstâncias em que se verifica, essa conjunção,  para os Militares Espíritas do BRASIL, arregimentados sob o signo do Capitão MAURÍCIO.

          Da consideração de tais circunstâncias é que decorrem os termos da ¨MENSAGEM MAURÍCIA-1957¨

  1. Em verdade, as vitórias da Terceira Revelação não se devem medir pelo número dos que são despertados por suas vibrações de AMOR e de PAZ, senão pela intensidade e amplitude que assumem os seus fenômenos, no domínio da ESPIRITUALIDADE.
  2. Enquanto aqui na crosta terráquea afinal se defrontam, política e economicamente, o Oriente e o Ocidente, num ambiente carregado pelo acúmulomilenar de seus recíprocos preconceitos, verdadeira ponte aérea espiritual se destina a ligar esses dois pólos da civilização humana. As mensagens RAMATÍS e as frequentes manifestações de elevados espíritos orientais, um pouco por toda parte, são os realizadores dessa obra desmesurada.
  3. A ciência dos homens, por sua vez, com a libertação da energia atômica, deixa o casulo carcomido de suas limitações materialistas, e  embora disso não tenham ainda tomado consciência os cientistas, voeja a ciência em atmosfera límpida e ilimitada da energia, como fonte de todas as coisas, visíveis e invisíveis.
  4. A transposição da barreira do som no domínio do ar, com velocidades que já se contam em quantidades astronômicas, vem gerando o sentido cósmico, entre nós terrícolas, universalizando assim as mentes diante a quase probabilidade das viagens interplanetárias, do intercâmbio com outros mundos e outras humanidades.
  5. A vida do corpo e a vida do espírito, em suas interações, já se apresentam como um todo à moderna ciência médica ( medicina psico-somática), a um passo apenas de transpor a tênue fronteira entre os metabolismos do corpo e do espírito, do mundo visível e do invisível, segundo a lei de causa e efeito.
  6. Pesquisas de profundidade estão sendo feitas para o integral conhecimento da TERRA, em si e como corpo sideral  (Ano Geofísico Internacional) e para o emprego da energia nuclear com objetivos pacíficos, principalmente quanto aos padrões de vida e a irradicação dos males incuráveis.

          Cruzados de todo o Brasil! A cooperação entre espíritos desencarnados e encarnados, sistematicamente planejada e executada graças à prática do Espiritismo, é, em verdade, o fundo em que se projetam todas essas realidades. O que se passa e o que se sente é como que a montagem, já agora em ritmo acelerado, dos cenários para a vida planetária do Terceiro Milênio – a livre manifestação do ESPÍRITO DE VERDADE, em toda parte e por todos os meios, em toda sua infinita plenitude.

                               ¨Que Deus em SUA Infinita Bondade nos indique as tarefas que estejam em nosso alcance     realizar, no âmbito de tais complexidades e em que pesem as nossas deficiências. 

                             ¨Que Deus em SUA Infinita Misericórdia nos dê forças para levar avante essas tarefas, juntamente com os Cruzados sem farda e as Cooperadoras que afluem, confiante, às nossas formações.

                            ¨Que Deus em SUA Infinita Sabedoria nos conceda a Graça de fazer de nossos Núcleos autênticos Centros de mobilização da Luz contra as trevas, no momento justo do testemunho.

                            Permita DEUS que em todas as circunstâncias sejamos nós inspirados pelo exemplo do CAPITÃO MAURÍCIO e guiados pela luz de seu espírito. Que nesse instante de contrição que é a HORA MAURÍCIA, receba o iluminado espírito do CAPITÃO MAURÍCIO – Patrono e GUIA da CRUZADA DOD MILITARES ESPÍRITAS – com todas as veras de nossa FÉ, a prece sem palavras que, reconhecidos, agora nesse instante, lhe votamos, onde quer que existam dois ou mais CRUZADOS reunidos em nome  de JESUS, o meigo Rabino da GALILÉIA, do nosso Mestre e Amigo de todas as horas, cujas bênçãos humildemente suplicamos…. (um minuto de concentração profunda). QUE ASSIM SEJA!

CME – Rua do Lavradio 74/1 – Rio de Janeiro, DF

Mensagem elaborada pelo Mal R-1 Mário Travassos. A cargo da Diretoria da CME e elaborada pelo Cruzado 1, Vice-Presidente, para ser Lida em todos os Núcleos da CME na ¨HORA MAURÍCIA¨ 21:00hs , Rio de Janeiro, 22 de Setembro.

Para ver as Mensagens Maurícias anteriores – Clique aqui