Mensagem Maurícia 036 de 1987

     Cruzados Maurício:
     Este momento se reveste de um grande significado para a Cruzada dos Militares Espíritas. A venerável instituição que nos congrega relembra, nesta data, o sacrifício daquele que o Alto nos apontou como Patrono e Guia: o Capitão Maurício. A caminho de seu 43º aniversário, a CME vem desenvolvendo incansável trabalho através de sua Sede, de seus Núcleos, de seus Representantes e Delegados, fazendo-se presente em grande número de Guarnições e Organizações Militares espalhadas pelo nosso abençoado país, difundindo o estudo científico e filosófico da Doutrina Espírita, e de sua consequente prática religiosa.
     Objetivando restaurar a pureza do Cristianismo primitivo, inúmeros militares, suas famílias e outros irmãos imbuídos do mesmo ideal, vêm cooperando para o advento da nova civilização do Terceiro Milênio, ocasião em que a Pátria do Evangelho desempenhará relevante papel no concerto das nações.
     O ideal cristão que nos impulsiona já vem de muito longe. Remonta aos primórdios do Cristianismo, quando o Império Romano predominava sobre a Terra. Nosso Patrono, o Capitão Maurício, e sua Legião Tebana composta de 6.600 legionários romanos, todos cristãos, legaram à nossa humanidade um dos maiores exemplos de fidelidade aos princípios cristãos de que temos notícia. Ainda hoje permanece vivo em nossa lembrança o martírio vivido por aqueles irmãos no ano 286 da nossa era. Posicionando-se contra os costumes religiosos praticados pelos romanos, deram a sua vida em holocausto, testemunhando fidelidade suprema aos ensinamentos de Jesus. O seu exemplo continua sendo o nosso maior estímulo.
     O tempo passou. Já se vão quase dois mil anos do advento do Cristo entre nós. A humanidade progrediu em vários sentidos. Todavia, apesar do grande progresso material já obtido, vivemos momento muito difícil. Existe muita intolerância religiosa. Permanecemos escravos dos valores materiais e indiferentes aos valores espirituais. Lutas fraticidas se fazem presentes em diversos recantos do planeta. É a inversão de valores no dizer dos grandes instrutores espirituais. O ser humano, de um modo geral, ainda não se deu conta dos tesouros espirituais de que é portador. Continuamos surdos aos apelos do Mestre Nazareno: ¨Amai-vos uns aos outros¨, ¨Orai e vigiai¨, ¨Perdoai sempre¨, ¨Brilhe a vossa luz¨, ¨Sedes perfeitos¨. Precisamos reformular os nossos valores. Já é tempo de compreendermos que os nossos reais adversários são as nossas imperfeições. Quando Jesus nos falou de que não veio trazer a paz, mas a espada, certamente tomou essa arma como símbolo da luta que cada um de nós deve travar consigo próprio em benefício do seu aperfeiçoamento espiritual. Em lugar do orgulho, egoísmo, vaidade, ódio, inveja, intransigência, impaciência e outros defeitos de que ainda somos possuidores, procuremos desenvolver humildade, caridade, simplicidade, amor, resignação, perdão, tolerância, paciência e tantas outras virtudes que estão latentes no íntimo do nosso ser.
     Procuremos ser, em nosso viver de cada dia, um prolongamento vivo da Legião Tebana, convertendo-nos em instrumentos fiéis a serviço de Jesus. Não maçamos sacrifícios na pratica do bem.
     Que Deus, no Seu Infinito Amor e Sabedoria, Jesus e Maurício nos abençoem agora e sempre!

XXXIV Semana Maurícia
Mensagem elaborada pelo Cruzado Cel. Wilson Uchoa Colares (Pres. Núcleo Brasília-DF)

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui