Mensagem Maurícia 032 de 1983.

     ¨Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem.¨
     Jesus (João, 12:35)

     Irmãos Cruzados
     ¨Deus criou o homem racional e o submeteu á Lei de progresso. Todo homem e, por todos, a Humanidade, se caracteriza pela perfectibilidade. De século em século, de ano em ano, de dia em dia, a Humanidade conquista novas luzes, que lhe dão superioridade moral e intelectual ¨.
     Nessa afirmação de Bezerra de Menezes encontramos a resposta às indagações que os espíritas fazemos em torno do nosso passado. Quando estudamos a história dos povos, identificamos o papel do homem e sua contribuição para o progresso.
     Kardec foi o médium do Cristo, intérprete de Jesus pelas instruções dos espíritos, trazendo a luz de Deus para afastar as trevas de nossa ignorância. E quando os militares espiritas reverenciaram a memoria do Capitão Maurício, busca, no seu exemplo de amor ao Mestre, encontrar a luz que deve iluminar seus caminhos, suas mentes, seus espíritos. A luz que representa a herança de amor, porque transferida aos seguidores da Boa Nova, como o caminho da verdade e da vida.
     Irmãos no ideal cristão! Sejamos fiéis a Jesus no dia-a-dia dos homens, porque a claridade da fé deve estar sustentada pelo combustível dos feitos, sob pena de apagar-se de um para outro momento. Busquemos o nosso próximo e clarifiquemo-lo com a mensagem do Cristo, chamando-o a ação e a responsabilidade.
     A Doutrina Espírita, com o principio das vidas sucessivas, explica-nos a origem de nosso espírito, o seu presente e, sobretudo, o seu futuro. O progresso inevitável trará a luz, ensejando a libertação do homem pela conquista dos valores defendidos por Jesus.
     O Espiritismo conjuga, essencialmente, a dinâmica do amor como fonte de luz para as mentes empedernidas que mergulhados nas sombras do pretérito, ignoram os propósitos do Criador. Decorrem da vinculação ao passado delituoso as faltas graves que dominam os nossos atos, exatamente porque não temos sabido envolver-nos na luz do amor do Mestre.
     Perdoai não apenas sete vezes, mas… Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim… Sabemos, pelos escritos, que a vida e a obra de Jesus se resumiram no eterno amor pela Humanidade, para quem trouxe a luz da salvação.
     Os centros do Espiritismo cristão devem receber os que os procuram com braços e corações abertos, para que, como escola, hospital, oficina de trabalho ou santuário, possam ser os luzeiros de esperança, a iluminar mentes e corações de quantos buscam a paz do Senhor.
     E nós, seguidores do Cristo e soldados de Maurício, saibamos irradiar a luz do amor, lembrando que, Os espíritas serão reconhecidos por muito se amarem. Que nas atividades dos Núcleos de nossa Cruzada ou no culto do Evangelho no lar, façamos sempre brilhar a luz do amor, para que, em nossos corações, jamais venha a delir-se a chama da esperança na vida eterna.
     ¨Reflitamos nas lições do Mestre e aprendamos o seu luminoso sentido¨.
     ¨Que a Doutrina Espírita, que nos ilumina a alma, possa realmente nos tornar iluminados, no testemunho de fidelidade, de amor e de fé que fomos capazes de oferecer.
     Então, quando tudo terminar, quando se apagarem aos nossos olhos carnais as luzes do mundo, que possamos abandonar o invólucro físico com a serenidade de quem perseverou até o fim¨.
     ¨Andai enquanto tendes a luz¨.
     Graças a Deus.

XXX Semana Maurícia
Elaborada pelo Cruzado, Tem.Cel. José Plinio Monteiro.

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui