Mensagem Maurícia 025 de 1976

     Irmãos Cruzados
     É com imensa alegria que mais uma vez nos reunimos em torno do nosso Patrono, o Capitão Maurício, evocando seu exemplo de exemplo de cristão e de soldado. Neste momento, nos mais diversos pontos do Brasil, elevamos ao Alto nossas vibrações de reconhecimento e esperança, ao mesmo tempo em que pedimos ao Pai nos auxilie no cumprimento das nossas obrigações. Tem, assim, a Semana Maurícia um significado especial, pois permite a formação de uma poderosa corrente de amor e fé que, a partir dos Núcleos, se expande espiritualmente, envolvendo a todos os corações em vibrações de bom ânimo, paz e alegria.
     Fortalecidos no amor do Mestre, edificamos pela exemplificação de Maurício e seus legionários, devemos aproveitar esta oportunidade para uma avaliação das nossas atitudes, do esforço que desenvolvemos para vencer as tendências negativas que trazemos do passado. Procuremos sinceramente analisar o sentido que vimos dando as nossas vidas. Em verdade, estamos habituados a buscar em nossos Núcleos as bênçãos da paz e do equilíbrio que o senhor concede aos trabalhadores de sua seara, mas, por vezes, ainda esquecemos a advertência do codificador, que afirmou: ¨conhece-se o verdadeiro espíritas pelos esforços que faz para tornar-se melhor¨.
     As lições simples e luminosas do Evangelho nos mostram o valor da caridade, da humildade do perdão e do amor. Significativo para nós é o caso de Zaqueu, o publicano opulento que, cansado da vida que levava e ansiava por algo que realmente enchesse seu coração, ao ouvir falar da Boa-Nova, não hesitou subir numa árvore, indiferente à curiosidade e ao riso dos que o observavam, ouvindo então Jesus a frase que assinalava um rumo novo para sua vida: ¨Zaquieu, desce, pois que me convém ficar hoje em tua companhia¨ (Luc. 19:5). Esta passagem nos oferece um exemplo da morte do ¨homem velho¨, preso aos interesses materiais, e do surgimento do ¨homem novo¨, que caminha com os pés sobre a terra, mas tem seu pensamento voltado para as coisas espirituais.
     Atualmente vivemos dias que antecedem a grandes transformações. Sabemos que o próximo milênio encontrará o nosso planeta modificado. A Terra passará de seu estágio de provas e expiações, caracterizado pela ignorância e pelo sofrimento, para o de mundo de regeneração onde o homem arrependido ¨sente a calma a tranquilidade, acabando de se depurar¨(Evang. Seg. o Espiritismo – cap. 3 – 17) . Atravessamos uma época, acima de tudo, de escolha e afirmação. Chegam ao nosso plano inúmeros espíritos endividados, a quem está sendo dada uma nova oportunidade para se decidirem entre ¨a porta estreita e o caminho apertado que conduzem para a vida e a porta larga e o caminho espaçoso que conduzem para a perdição¨ (Mateus 7-13 e 14). E neste fim de ciclo, relevante papel esta reservado aos cristãos cincerros que se esforçam para viver o Evangelho, pois, mantendo o coração e a mente sintonizada com as vibrações das esferas superiores está em condições de irradiarem paz, amor, ao seu redor, atuando como fator importante na manutenção do equilíbrio do todo. Na verdade Deus obra pelos seus braços sobre a face da Terra e confia neles para que o bem se realize. Busquemos, assim, irmãos Cruzados, agir de maneira a podermos ser incluídos entre eles. Procuremos viver com simplicidade, saibamos perdoar e compreender, ajudemos aqueles que sofrem, vivamos em paz e sirvamos com alegria. Que tenhamos olhos para apreciar as dádivas que Deus nos concede a cada instante: o azul do céu, o cintilar das estrelas iluminando a noite, o milagre das flores, a alegria das crianças, a harmonia do Universo.
     Que esta Semana Maurícia tenha sido para nós um incentivo, um alento para os nossos corações, tantas vezes feridos nas lutas que travamos contra nossas imperfeições.
     Continuemos servindo e confiando em Jesus, pois Jesus também confia em nós!

XXIII Semana Maurícia
Elaborada pelo Cruzado, Capitão Eloy Carvalho Villela.

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui