Mensagem Maurícia 020 de 1971

     CRUZADO ESPÍRITA,
     Estamos mais uma vez desfrutando da afortunada oportunidade de nos unirmos em torno dos nossos ideais e, com os corações em festa, darmos o testemunho das nossas convicções e da nossa fé.
     No alvorecer de uma nova década, deste século de vertiginoso progresso técnico e científico, nos percebemos que o homem, atônito e deslumbrado, presta um verdadeiro culto a esses dois ramos do conhecimento humano. Que ele se queda reverente e submissa ante as conquistas dos supercomputadores, às promessas ilimitadas dos transplantes, ao vacilante mais ambicioso voo das espaçonaves à arrojada e imprevisível tentativa de desenvolver embriões humanos em provetas e tubos de ensaio.
     Essa admiração idolátrica, sem a necessária reflexão sobre a sabedoria e a justeza das Providências Divinas, o vem levando uma autoadmiração perigosa e a narcisismo intelectual, que embota a sua sensibilidade espiritual para a compreensão da mensagem de amor que Deus nos envia a cada instante.
     Sentimos que a juventude, a quem entregaremos os destinos de nossa sociedade e a quem transferiremos os valores por nos lapidados, através de lutas e esforços ingentes pela evolução coletiva, se sente insatisfeita e insegura.       Que a ausência de Deus em suas almas e a presença dominadora e exigente de uma sociedade tecnocrática e utilitarista, os torna ascéticos e indiferentes às virtudes enobrecedoras do espírito e, o que é mais perigoso, os leva às fugas fantasmagóricas da hipnose dos psicotrópicos, procurando atormentar em sonhos absurdos, a decepção de suas frustações de amor e de compreensão.
     Perdidos e, não raras vezes desatinados, por se sentirem desamparados e sóis para dividirem com alguém os seus anseios e os seus problemas, eles se voltam contra os mais velhos e lhes desconhecem a autoridade para guia-los e para lhes oferecer a destra pra a caminhada.
     Eis o desafio que se nos apresenta. É uma luta para a qual são convocados todos aqueles que bafejados pela orientação clarividente dos mentores espirituais, já receberam os valiosos recursos dessa Cruzada do Espírito.
     Para nela nos engajarmos, não nos atemoriza a sôfrega corrida da Ciência no seu afã de dominar e sobrepor-se aos mistérios da Natureza, nem nos intimidam os avanços irrefreáveis da tecnologia na busca do recurso mais apropriado que leva ser posto a serviço daquela Ciência. Porque uns e outros vêm ao encontro da nossa Doutrina, que os acompanha no mesmo ritmo, e quase sempre, lhes antecede na perscrutação dos Mistérios da Criação Divina.
Nas revelações que o espiritismo traz, encontramos as respostas lógicas e convincentes para todas as indagações da nossa ânsia perquiridora e ela não só ambreiam aos maravilhosos cometimentos da Ciência Contemporânea, como lhes oferece a base filosófica de sustentação. É o traço de união que os ligam à inspiração que o Pai nos concede, sempre a Ele nos afinizamos.
     Dispomos, portanto, de valiosos meios para contrabater essa insidiosa onde de descrença e desesperança que abala os sonhos do jovem. Possuímos os recursos confortadores de uma fé racional, que poderá preencher o vazio que nele se fez, quando se tentou lhes impor um Deus autoritário e rígido, que previamente estigmatizava o seu nascimento com o pecado original.
     Na grandeza dos ensinamentos do Mestre Jesus e na beleza e simplicidade com que eles vêm sendo retificados e renovados pelos nossos guias espirituais, encontramos a fonte estimuladora para essa luta. Impregnemo-nos, pois, deles e nossas almas passarão a refletir o amor que une e constrói, enquanto que nossas mentes nos induzirão a transmitir o ensinamento certo e a lição mais justa àqueles que, desesperados e aflitos, se consideram marginalizados da justiça e da proteção de Deus.
     Concitados estais, nesse instante, discípulos de Maurício, a incorporar-vos nas hostes do servem e amam sem restrições, para encarar de frente o problema que é nosso e cuja solução pode ser protelada.
     Do somatório de nossos esforços e de nossos sacrifícios, surgira o mundo de realizações que nos é acenado pelas falanges orientadoras do espírito humano. O mundo em que, a Ciência e os bens terrenos serão conquistas que glorificarão o homem, mas onde o Amor e a Fraternidade serão virtudes, sempre presentes, a enobrecer essas conquistas.

XVIII Semana Maurícia
Elaborada pelo Cruzado 1838, Cel. Gothardo José Portela de Miranda.

Conheça a Biblioteca virtual da CME – Clique aqui